De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de entregas no setor alimentício teve, recentemente, um faturamento anual de R$ 9 bilhões em todo o país. Esse valor alto justifica a necessidade que os estabelecimentos gastronômicos têm de investir em marketing para delivery e colher resultados positivos.
Além disso, os dados contribuem para evidenciar que o delivery é uma prática que pode ser uma estratégia muito atrativa para quem quer garantir boas receitas. Entretanto, ao adotar esse serviço, a concorrência é gigante, e conquistar e fidelizar clientes pode não ser uma tarefa das mais fáceis.
Nesse sentido, se você está buscando formas de melhorar os resultados do seu restaurante, talvez esteja na hora de usar estratégias de marketing para delivery! Isso significa investir em ações de divulgação e engajamento que vão otimizar o retorno de receita por esse canal que é tão importante para o segmento de vendas de alimentos.
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TogglePor que meu delivery deve investir em marketing?
O investimento em marketing é muito importante para os restaurantes que apostam na modalidade delivery de atendimento. Afinal, é preciso que os clientes saibam que o seu estabelecimento presta esse tipo de serviço.
Para isso, porém, é preciso ter um estudo minucioso de público, buscando entender quais são os melhores meios e canais para fazer a divulgação.
Os seus clientes são usuários assíduos das redes sociais? Consomem um determinado tipo de conteúdo na internet? Têm o hábito de ler um jornal ou ouvir uma rádio da sua cidade? Portanto, merece ser, apurado e levado em consideração.
Quais são as melhores estratégias de marketing para delivery?
Após ter sido realizado o planejamento de marketing para delivery, é chegado o momento de pensar em estratégias para que seus objetivos sejam alcançados e a lucratividade seja aumentada. Veja alguns exemplos de ações que podem ser implementadas.
1. Prepare o processo de delivery
Antes de sair fazendo várias ações para atrair clientes para o seu delivery, é fundamental estruturar seu processo de entregas. Isso porque, caso os usuários não tenham uma boa experiência com ele, dificilmente voltarão a comprar e não recomendarão seu estabelecimento para outras pessoas. E fidelizar consumidores deve sempre ser um objetivo claro da empresa.
Para isso, é importante definir alguns tópicos, sobre os quais falaremos a seguir.
Área de entrega faz parte do seu Marketing para delivery
O primeiro passo é estabelecer qual será a região atendida pelo delivery. Pode ser apenas o bairro onde o negócio está — em um raio de 1 quilômetro, por exemplo — ou, então, a cidade toda.
Porém, é crucial compreender os custos de cada área coberta e definir a taxa de entrega mais adequada. Muitos restaurantes calculam esse valor de acordo com a distância e usam preços diferentes para cada local atendido; já outros fixam um valor médio que cobre todos os custos.
Horário para delivery
O segundo item a ser definido é o horário e os dias de atendimento. Algumas empresas não recebem muitos pedidos durante o dia ou no meio da semana, portanto, optam por oferecer o serviço apenas aos finais de semana ou durante a noite, a fim de reduzir os custos de manter entregadores durante todo o período de trabalho.
Equipe para pedidos de entrega
Definidos a área de atendimento e o período de entrega, você deve estimar a equipe necessária para atender a demanda. Se a empresa espera receber muitos pedidos no delivery, o ideal é criar um processo e um grupo separado só para essa função, visando não atrasar as entregas e nem gerar muito tempo de espera.
2. Inclua o serviço no site do negócio
Agora que seu processo está bem preparado, você deve investir nas estratégias de marketing para delivery, começando com a inclusão das informações sobre o serviço em seu site.
O ideal é ter os dados do delivery de forma bem visível, com uma aba do menu dedicada a ele e calls to action durante as demais páginas. Além disso, coloque indicação de telefone, aplicativo da empresa e horário de funcionamento.
3. Elabore materiais gráficos – Marketing para delivery
Outra sugestão relevante é usar materiais gráficos, como folders, folhetos e cardápios, para divulgar e incentivar o uso do delivery. Para isso, em todas as entregas, você pode incluir cardápio dos produtos oferecidos e panfletos, divulgando os serviços e opções de entrega.
Ademais, esses materiais podem ser distribuídos no próprio estabelecimento, nas mesas dos clientes ou na recepção. Uma estratégia de panfletagem na região de entrega também pode ser usada quando a empresa começar a oferecer o serviço.
4. Personalize os entregadores
Seus entregadores também podem fazer parte da estratégia de marketing para delivery. Certamente, podem ser, sobre atendimento, com foco em educação e gentileza. Além disso, adesivos em uniformes e materiais de trabalho, apresentando o logo da empresa, telefone e, até mesmo, imagens atrativas dos pratos vendidos.
5. Divulgue nas redes sociais da empresa
Praticamente, todos as pessoas estão presentes em alguma rede social, seja no Twitter, no Facebook ou no Instagram, tornando esse meio um canal de divulgação interessante para qualquer negócio que ofereça delivery.
Em seu material de comunicação, como cardápios e folders, inclua as informações das redes sociais da empresa e peça para que os clientes acompanhem as novidades por lá. Uma dica é oferecer ofertas exclusivas nesse meio, o que atrai mais seguidores.
6. Use mídias pagas – Marketing para delivery
Outro ponto importante na internet são os anúncios pagos. Flexível em conteúdo e investimento, o uso da mídia paga é uma estratégia que cada vez mais restaurantes usam para atrair clientes.
Crie campanhas no Facebook e use os links patrocinados no Google Adwords para conquistar usuários para seu delivery. O ideal é testar diferentes palavras-chave, imagens e conteúdos em cada meio, visando encontrar as melhores formas de vender mais por esses canais.
Nesse sentido, é relevante mencionar que muitas empresas contratam agências especializadas para tomar conta dessa estratégia, uma vez que ela exige tempo, dedicação e bom conhecimento para alcançar o sucesso.
7. Crie um plano de fidelidade
Outra tática interessante para incentivar a recorrência de compra no delivery é o uso de um programa de fidelidade, como um cadastro do cliente ou um cartão de pontos, no qual o usuário, após fazer um número X de pedidos, recebe um presente do estabelecimento.
Se você tem uma pizzaria, por exemplo, pode oferecer uma pizza grátis após a compra de 10 unidades. Quando o estabelecimento trabalha com margens de lucro baixas, uma saída é aumentar o número de pedidos ou então limitar as opções de sabores, oferecendo as mais simples.
8. Use fotos profissionais
Algo que deve incluir em sua estratégia de marketing para delivery, é, o uso de fotos profissionais dos pratos e do estabelecimento. Em muitas das nossas dicas, falamos de táticas que envolvem divulgação visual, portanto, é essencial ter imagens de qualidade que atraiam o público.
9. Crie postagens corretas no Instagram
Falamos anteriormente sobre o uso de redes sociais, entre elas, destaca-se o Instagram. Essa mídia é muito interessante para os restaurantes por ter um forte apelo visual, pois seus posts devem ser imagens.
Você pode fazer publicações na linha do tempo, de modo que elas ficam salvas no seu perfil ou então no formato de “stories”, que é o mais popular na atualidade e mostra momentos do dia a dia do seu estabelecimento.
As stories podem ser fotos ou pequenos vídeos, acompanhados de adesivos e outros recursos que o aplicativo disponibiliza para personalizar as imagens. Elas ficam visíveis apenas 24 horas após a publicação.
10. Produza engajamento na internet
Chamamos de engajamento de propagação o ato que os usuários têm ao interagir nas redes ou compartilhar fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo produzido por marcas em seus perfis pessoais.
Você pode criar posts com gatilhos mentais que instiguem os seus seguidores a ter esse comportamento e divulgar mais a sua marca.
11. Ofereça cupons de desconto
Uma estratégia que sempre dá certo em marketing para delivery é o oferecimento de descontos, tanto para atrair novos clientes, quanto para fidelizar quem já compra de sua empresa.
Sobretudo, pode-se incluir cupons para serem baixados em seu site ou então distribuí-los para quem fez um pedido, para que volte a solicitá-lo em outras oportunidades.
12. Faça anúncios de geolocalização no seu Marketing
Redes sociais, como o Facebook e o Instagram, possibilitam a criação de anúncios por geolocalização. Desta forma, é possível determinar as áreas de abrangência de um post pago, para que ele seja visualizado por pessoas que estão no local.
13. Configure alertas do Google
Você pode configurar alertas do Google na ferramenta Google Alerts. Cadastre tags e palavras-chave relacionadas com o seu serviço. Desse modo, quando fizerem pesquisas, os usuários dessa funcionalidade do Google serão notificados nas sugestões de alertas, que direcionarão para algum conteúdo produzido no seu blog, por exemplo.
Portanto, lembre-se de que é importante investir nos canais nos quais seus consumidores estão. Logo, se seu público usa muito as redes sociais, coloque uma parte maior do orçamento nesse meio. Por fim, é possível obter ainda mais êxito nas táticas de marketing para delivery aplicadas.
Antes de mais nada, estamos aqui para te auxiliar a alavancar o seu negócio, em segundo lugar, a tornar sua empresa referência do seu nicho, se você quer desenvolver uma estratégia digital para o seu negócio, Agende agora mesmo uma reunião